quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ser professor no século XXI

Ser professor no século XXI não é uma tarefa muito fácil, esta profissão exige uma dedicação muito grande do profissional. Não que as demais profissões não mereçam, mas é que o docente lida não só com questões do ensino( o empírico) em si, mas lida também com as questões sociais dos seus alunos, convive com a falta de ferramentas que auxiliem o seu trabalho pedagógico, tem que saber administrar a cobrança por parte da equipe dirigente da escola ( os seus superiores) e ter uma boa relação com os pais de seus alunos.

Independente se este professor trabalha na rede pública ou particular de ensino, ele encontrará tais problemas, em alguns casos em maiores ou menores proporções. Trabalhar com as diferenças físicas, psicológicas e afetivas de seus alunos é um trabalho muito delicado porque ele está lidando com seres humanos que estão em processo de formação ética e moral, isto quer dizer que o professor é na maioria das vezes o “exemplo” de personalidade para aquele aluno.

Acredito que as qualidades para ser um bom professor no século XXI seja: autonomia – para estar sempre a frente das teorias e práticas pedagógicas, a fim de fazer com que seus alunos aprendam da melhor forma e de maneira dinâmica. Seriedade – porque o professor da rede pública por exemplo atolado de tantas desilusões pode por ventura vir a deixar que estas questões façam-o desistir da seriedade dentro de sala-de-aula e isso não é correto.

Situando a educação a distância – o profissional da educação que está inserido no contexto da educação a distância é um profissional flexível, que atende as particularidades de cada aluno, que tem compromisso, que está acima de tudo atualizado, porque este é o tema do século não só na educação como nos diferentes campos. Abrir espaço na área da educação para diferentes tipos de tecnologia e uma nova forma de se entender ensino, processo e avaliação é permitir abrir as fronteiras, e “derrubar os muros da escola”.

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