sábado, 20 de junho de 2009

Ser Professor no século XXI

O professor do século XXI tem que lidar com vários desafios, estar conectado e ligado as novas tecnologias lidar com a resistência inicial que as novas práticas sempre causam. Além de conviver com os problemas que podem ocorrer, como por ex: as pesquisas escolares que os alunos faziam em livros e servia como parte do estudo, hoje são feitas pela internet então a prática que levava o aluno a estudar ao manusear livros, hoje na maioria das vezes se transformou em simplesmente colar os textos sem se darem ao trabalho se quer de fazer algumas modificações.
Porém em minha opinião o maior desafio do professor em nossos dias é tornar as aulas dinâmicas e interessantes, de forma a reter a atenção do aluno cada vez mais questionador e inquiridor, além do que o professor deixou de ser a figura que era respeitada e obedecida, alunos sem limites e respeito algum pela figura do professor que muitas vezes se torna refém desta triste realidade. Vemos uma cobrança cada vez maior em cima do professor pesquisas recentes diulgaram que o mesmo gasta cerca de 18 min de aula simplesmente tentando com que os alunos fiquem quietos como culpar o professor pela educação que hoje é ministrada na maioria de muitos deficiente se falta o fator primordial que é a família, e voltamos a questão principal a quem cabe a educação pais ou professores? a escola cada vez mais se torna responsável por passar principios e nõções que deveriam ser a cargo dos pais sem contar que a autoridade exercida muitas vezes é rechaçada pelos alunos apoiados por seus responsáveis, me pergunto onde isto vai parar?
Conversando com uma amiga minha professora de história ela me relatou um fato que fiquei impressionada, ela leciona em uma escola da Prefeitura do Rio de janeiro entre 3 grupos de favelas nesta escola acontece uma briga de gangues entre os alunos, outro dia os mesmos colocaram uma lixeira sobre a porta e a professora amiga dela ao entrar a lixeira caiu em sua cabeça ela desmaiou quebrou a cabeça, e nada aconteceu ao aluno. Minha amiga foi desrespeitada em aula por um aluno que disse
que não faria trabalho nenhum que não estava com vontade ficou pertubando e não a deixou prosseguir com a aula, ao tentar tira-lo de sala ele simplesmente disse que não iria sair e a desafiou ao pegar ele pelo braço o mesmo fez menção de bater nela os outros meninos é que não deixaram isto acontecer e botaram o delinquente para fora de sala, resumo minha amiga que é uma excelente professora e que desde o 12 anos de idade sonha em ser uma profissional de educação está se escrevendo em concursos públicos para deixar o magistério. Onde vamos parar? não sei fico na tentativa de que meus ideais e minhas idéias de um profissional capaz de operar mudanças não fiquem no discurso vazio.

Nenhum comentário: